Black Sabbath - Cornucopia e o Dia de Ação de Graças - Valley Of Metal

Breaking


 

domingo, 23 de junho de 2024

Black Sabbath - Cornucopia e o Dia de Ação de Graças


Nos EUA, Canadá e nas ilhas do Caribe, o famoso "Thanksgiving", ou "Dia de Ação de Graças", é comemorado, dependendo do ano, entre  22 e 28 de novembro. Esta festa de gratidão a Deus foi promovida pelos colonos fundadores de Plymouth, no estado de Massachusetts.


Um dos símbolos desta celebração é a cornucópia, originária da época dos gregos e romanos. O termo "cornucópia" significa "corno da abundância", representando fertilidade, riqueza e abundância. Originalmente, a cornucópia era um chifre cheio de frutas, flores e outras guloseimas. Com o tempo, foi substituída por um vaso em formato de chifre feito de barro ou vime. 


Os puritanos, fugindo de perseguição religiosa, içaram velas no Mayflower em 6 de setembro de 1620, rumo ao "novo mundo". Cento e dez puritanos deixaram a Inglaterra numa viagem de 65 dias até o continente americano. O primeiro inverno dos peregrinos foi tão intenso que menos de 50 pessoas sobreviveram. Os sobreviventes tinham todos os motivos para agradecer, bem diferente da comemoração atual, que praticamente se transformou em uma festa do consumo, exemplificada pela Black Friday, a queima de estoque após a noite de "Ação de Graças".

Curiosamente, "Cornucopia" é também o título de uma canção emblemática da banda britânica de heavy metal Black Sabbath, lançada no álbum "Vol. 4" em setembro de 1972. Este álbum marca uma fase de experimentação e expansão musical para a banda, incluindo elementos mais complexos e variados em suas composições. "Cornucopia" é conhecida por seu riff pesado e ritmo intrincado, características do estilo de Tony Iommi, guitarrista da banda. A música começa com um riff denso e poderoso, seguido por uma seção mais lenta e atmosférica, criando um contraste dinâmico.


A letra de "Cornucopia", reflete uma visão crítica da sociedade e de suas falhas, abordando questões como a ganância, a hipocrisia e a desilusão. Esta crítica social se alinha de forma interessante com o espírito original do Dia de Ação de Graças, que era uma celebração de sobrevivência e gratidão, em contraste com o consumismo desenfreado que caracteriza a data atualmente.


Mesmo lançada em 1972, a canção do Black Sabbath se mantém atual e extremamente necessária, servindo de inspiração crítica para aqueles que simplesmente ignoram, ou mesmo não conhecem, a origem do Dia de Ação de Graças.


Assim, a referência à "Cornucopia" usada pelo Black Sabbath compartilha um legado de abundância e crítica, lembrando-nos da importância de refletir sobre o significado por trás das tradições e da música que consumimos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário