As Histórias Reais
As histórias reais apresentadas na obra são as seguintes:
- O Incidente com o Navio Tailandês (Maersk Dubai): O capitão ordenou que tripulantes clandestinos fossem jogados ao mar.
- A História da Jornalista Veronica Guerin: Ela lutou contra o tráfico de drogas em Dublin, capital da Irlanda, e acabou sendo assassinada. Veronica Guerin é considerada uma verdadeira heroína na Irlanda, por denunciar sem medo a ligação de gângsteres perigosos com o Irã.
Filmes sobre Veronica Guerin
Existem dois filmes baseados na história de vida de Veronica:
- "When the Sky Falls" (2000), com Joan Allen como "Sinead Hamilton".
- "Veronica Guerin" (2003), estrelado por Cate Blanchett como "Veronica".
Estrutura do Álbum
"Wake of Magellan" começa com uma linda música instrumental chamada "The Ocean", que traz o som das ondas, descrevendo a profunda reflexão do velho marinheiro Magellan à beira do mar. Magellan, aos 87 anos, começa a refletir sobre seu tempo perdido. Cansado da vida, resolve navegar sozinho e sem rumo, até que o oceano lhe tome a vida.
A próxima canção, "Welcome", vem submersa por acordes inspirados de piano. A música dá literalmente as boas-vindas ao ouvinte, transportando-o diretamente para o mundo de Magellan. Ele, parado em frente ao mar, olha para sua ampulheta e pensa no tempo perdido devido à sua entrega à navegação, lembrando de seus amigos perdidos e da família que nunca conseguiu formar.
Com harmônicos criativos, inicia-se a linda "Turns to Me". Magellan está em um bar tomando vinho quando uma mulher lhe chama a atenção. Os cabelos grisalhos e a pele enrugada descrevem a triste senhora que tentou ser atriz, porém sem sucesso. Magellan não teve coragem de falar com a senhora.
O violão saúda a próxima faixa, "Morning Sun", que descreve Magellan de volta à praia, onde relembra sua juventude. Os acordes são de reflexão, visto que Magellan indaga o oceano sobre deixar de viver ou esperar por mais um atordoante sol da manhã.
A faixa "Another Way" vem carregada de notas abafadas e a voz rasgada de Jon Oliva. Descreve, em paralelo, a história de um garoto sonhador que se cansa da vida medíocre que leva, mas esperançoso, anseia por um futuro promissor. O garoto embarca no Maersk Dubai, um navio que ia para a América.
A tensão toma conta da próxima música, "Blackjack Guillotine", que fala de um jovem encontrado morto na praia por Magellan. Ao redor do corpo do garoto havia embalagens com o logo "Blackjack Guillotine", uma marca de heroína. O jovem morreu de overdose. A música, com riffs matadores, descreve com perfeição o sentimento de lamentação de Magellan. Como o mundo pôde chegar a esse ponto? Como um adolescente consegue comprar sua própria morte? A droga foi o presente de aniversário do adolescente.
"Paragons of Innocence" começa com notas graves no piano, destrinchando com peso os padrões da inocência. O tema descreve a apatia de um dos amigos do adolescente morto em relação ao fatídico acontecimento. No momento em que Magellan cobre o corpo do jovem, um arranjo de flores é trazido pelas ondas do mar, nele estava escrito "Veronica Guerin". Magellan pensa em dar o arranjo para o garoto, mas não acha justo dar o arranjo de um morto para outro. Porém, segundo o oceano, a verdadeira dona do arranjo não se importaria, já que ela mesma lutou até a morte para acabar com as drogas.
A música "Complaint in the System (Veronica Guerin)" traz em suas frases iniciais sequências sistemáticas, notas executadas de forma programada. "Tenho uma reclamação do sistema" é dito entre os acordes, talvez uma analogia às denúncias de Veronica.
"Underture" começa com um suave piano e sons de ondas, servindo de base para Magellan que chora à beira da praia. O filho de uma senhora que passava no local indaga sua mãe sobre o choro do velho. A mãe, repreendendo a criança, diz: "Deixe o senhor em paz, menino". Quando eles vão se distanciando, as ondas vão apagando suas pegadas. O menino olha para trás e vê Magellan se levantando. O velho deixa cair sua ampulheta, que se quebra, fazendo as areias do tempo de Magellan se juntarem às do mar.
Chega a hora do "despertar". A música "Wake of Magellan" é uma das mais lindas do álbum, trazendo à tona os questionamentos do velho. Na letra, Magellan demonstra sua "crença":
“Eu acredito no que os profetas disseram, os oceanos guardam seus mortos, mas à noite quando as ondas estão perto eles sussurram, e eu ouço”
Nenhum comentário:
Postar um comentário